Siga-nos nas redes sociais

© Copyright 2017 Junta de Freguesia de Silgueiros, Todos os direitos reservados.

Atividades da Freguesia

A festa é um lugar de encontro por excelência, aqui se revêm os velhos amigos e familiares.
Atividades da Freguesia
A festa é um lugar de encontro por excelência, aqui se revêm os velhos amigos e familiares, cumprem-se as promessas da graça concedida, namoram os mais novos e avivam-se as recordações dos mais idosos. As festas populares têm como referência, a festa anual de São Bartolomeu, em Agosto que atinge o seu maior expoente com a chegada dos nossos emigrantes. Ainda assim, Silgueiros atinge um ambiente efervescente e repleto de animação durante o Mercado , em Setembro, quando a terra veste as roupagens de outros tempos e adota uma vertente mais antiga.Outras tradições da nossa terra, cristãs e pagãs, passam pelo cantar das Janeiras, o pisar do vinho, o magusto de São Martinho, mas também a via-sacra e a missa do galo.

A diversidade de Atividades

Mercado Medieval e feira à moda antiga

Em Setembro, a Freguesia de Silgueiros recriou o Mercado Medieval e a feira à moda antiga, onde se pode desfrutar de momentos de cultura, de lazer, e de história. O Mercado Medieval de Silgueiros é um evento de recriação histórica, organizado pela Junta de Freguesia de Silgueiros com a colaboração das associações locais e dos Silgueirenses em geral.
O Mercado tem uma componente gastronómica muito forte, a presença de tabernas é uma constante, onde se pode disfrutar de várias iguarias algumas oriundas da região. A música com a sua característica de festa, cativa e enriquece todos os recantos, entusiasmando aqueles que à mesa ou de passagem ficam contagiados pela energia que conseguem transmitir. Os saltimbancos, os dançarinos, os mercadores, os músicos, os artesãos, os malabaristas, os cavaleiros, os lutadores, as bailarinas, os nobres, entre outros) criam pontos de entretenimento e captam a atenção dos mais distraídos e divertem os espectadores em seu redor.
Silgueiros brilha em Setembro e acolhe “atores” e figurantes trajados a rigor que proporcionam ao visitante uma viajem no tempo!

Carnaval

O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa pagã que se comemora em Portugal sempre a uma terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.
O Carnaval é uma atividade com grande tradição nas festividades desta vila, conta com cerca de 28 anos de existência. Todos os anos contamos com algumas centenas de forasteiros que visitam a Passos de Silgueiros à procura da folia carnavalesca. Mobiliza todos os anos as gentes da terra que se organizam por bairros, trabalhando animadamente durante o ano para apresentarem às pessoas que se dirigem a Silgueiros no Domingo e Terça-feira de Carnaval, os seus carros alegóricos e a sua boa disposição, em corsos de cariz popular. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagem de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática. As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos e vestem os fatos no Carnaval, em desfiles organizados pelas escolas e por associações de tempos livres.
"É Carnaval, ninguém leva a mal!" "A vida são dois dias, o Carnaval são três!" “Não fique triste, o Carnaval existe.” "Antes solteiro no dia dos namorados, que namorando no Carnaval." Enterro do Entrudo
Noutros tempos, o Carnaval, vulgarmente chamado Entrudo, era das festividades pagãs mais em voga na povoação. No período que antecedia a Quaresma, as pessoas, nas canseiras do dia-a-dia ou nos insucessos e frustrações encontravam um escape para desabafar. As tardes e noites de folia sucediam-se aumentando de «tom» à medida que se aproximava o dia em que o «Entrudo» seria queimado, como a relembrar que a vida permissiva de ontem era desfeita em cinzas para dar lugar a uma vida nova.
Desde o domingo magro à terça-feira do Entrudo, tudo era Carnaval. Festividades pagãs, nascidas aqui e além, depois de correrem a povoação, quase sempre tinham o seu fim no enorme largo da igreja ou, nalguns casos, num dos maiores largos da aldeia.

Festa da Criança

"Ser criança é aceitar o novo e desejar o máximo. É acreditar no momento presente, com tudo o que oferece. É aprender a existir, é sentir-se amada, pertencente, é poder acreditar que há futuro..." A Junta de Freguesia de Silgueiros, em parceria com as Associações locais, protagoniza a Festa da Criança, no primeiro domingo de junho, onde o sorriso das crianças e familiares enchem o recinto.

SAPS – Serviço de Apoio à População de Silgueiros

Criado pela Junta de Freguesia de Silgueiros e a funcionar desde Fevereiro de 2017, o SAPS (Serviço de Apoio à População de Silgueiros) tem como objetivos promover, alertar e sensibilizar a população de Silgueiros. No âmbito deste projecto já foram realizadas acções de sensibilização:
"Idosos em Segurança"
"Termas e Saúde"
"O Alzheimer e o Diagnóstico Precoce"
Sessão de Esclarecimento do Programa Qualifica (Educação/Qualificação/Formação de Adultos)

Dia dos Reis – Cantar as Janeiras

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.
É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis.
No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal.

Festas e Romarias

As festas e romarias da vila caracterizam o seu povo e tradição. De carácter popular e tradicional, e aliado à cultura e identidade, realizam-se anualmente em todas as povoações, diversas festas e romarias, das quias pode saber mais no site da paróquia de Silgueiros. Uma das grandes festas da vila, é a festa em honra de São Bartolomeu, no dia 24 de Agosto, sempre com cartaz de excelência e muita animação. Outro dia maior é o da Padroeira de Silgueiros, celebrado a 8 de Setembro a missa em honra de Santa Maria de Silgueiros ou Nossa Senhora da Natividade.
Paróquia de Silgueiros Loureiro de Silgueiros
Telf.: 232 958 558
www.paroquiadesilgueiros.pt



Siga-nos nas redes sociais

Acompanhe todas as novidades da Vila de Silgueiros através das nossas redes Sociais.