Siga-nos nas redes sociais

© Copyright 2017 Junta de Freguesia de Silgueiros, Todos os direitos reservados.

Turismo e Lazer

O Turismo e Lazer da Região de Silgueiros
Turismo e Lazer

Inspirada pela natureza e moldada pelos homens, Silgueiros é terra muito antiga que há mais de nove séculos se vem reinventando na paisagem, nos saberes e nas tradições genuínas. Das nossas terras, saem os melhores frutos para as mais variadas mesas, entre os quais o vinho assume especial protagonismo. Silgueiros tem três principais tesouros: em primeiro lugar os seus frutos, que a sua fértil terra oferece e que ganham vida graças ao trabalho árduo e ao saber de gerações de silgueirenses; depois, a paisagem que brilha e muda ao longo das estações do ano e cujos vinhedos parecem tapetes; e a amizade e a hospitalidade das nossas gentes, sempre sorridentes!


A diversidade do Turismo

Destaque
Silgueiros é uma terra com uma paisagem única, como se fosse um bordado colorido, em que cada uma das suas dezasseis povoações traz cores diferentes que se matizam num quadro colorido e beirão. Todos os cantos e recantos merecem uma visita atenta, demorada, a repetir sempre que se necessite de encher a alma e procurar paz. E, por isso, sugirere-se que se visite a igreja do Mosteiro, lugar ancestral e fundacional da nossa paróquia, que exibe atualmente uma fachada do século XVIII, já muito distante do pequeno e humilde templo aí fundado durante a Idade Média. Depois há que desfrutar dos ares e das vistas, percorrer os trilhos seculares, alguns romanos, até ao rio Dão, achar a pitoresca aldeia de Póvoa Dão. Há que visitar o nosso célebre Museu Etnográfico e conhecer as nossas tradições. E porque Silgueiros é terra de boa mesa, farta e saborosa, recomendamos que se visite a Mesa de Lemos, em Passos de Silgueiros, o restaurante O Martelo, em Falorca, e o Sepa do Dão, em Loureiro de Silgueiros, para retemperar forças e vontades. Convidamos todos a virem descobrir Silgueiros em tempos de festas, virem conviver e foliar no nosso Mercado e descobrir as vinhas e as vindimas.
Como chegar até nós?

Pode-se dizer que Silgueiros localiza-se no coração da região de Dão-Lafões, distrito de Viseu. A 10 km na direcção ao extremo Sul do seu concelho, a 15 km das cidades Nelas e Tondela, entre o Rio Dão e Rio Pavia, é aqui que se situa a terra que brota e que por todos é conhecida como “A terra de bom vinho”
Coordenadas GPS: 40°33'49.6"N 7°57'27.3"W
Ligações Rodoviárias
Para quem vem do Litoral Centro (Aveiro) pela A25, sai no nó ‘Viseu’
Para quem vem do Interior Centro ou Beira Interior (Castelo Branco e Guarda) pela A23 primeiro e depois pela A25, deve seguir em direção Viseu e, chegados aqui, sair do A25, no sentido EN231 Nelas/Seia depois irá encontrar uma placa a dizer Silgueiros.
A partir do Porto Sentido A1 Lisboa – sair da A1 na saída Albergaria, sentido Vilar Formoso-A25. Quando chegar a Viseu, sair do A25, no sentido EN231 Nelas/ Seia irá encontrar um placa a dizer Silgueiros.
A partir de Lisboa Sentido A1 Norte – sair da A1 na saída de Coimbra Norte, sentido Viseu-IP3. Sair do IP3, em …..
A partir de Lisboa:
(Estação de Stª Apolónia ou Gare do Oriente) – Linha da Beira Alta – Chegada a Nelas ou Mangualde.
A partir do Porto:
(Estação de Campanhã) – transbordo para a Linha da Beira Alta em Pampilhosa ou Coimbra B - Chegada a Nelas ou Mangualde.
Obtenha o seu percurso. Utilize os seguintes links:
Google Maps
Via Michelin
Comboios de Portugal
Rede Nacional de Expressos

Siga-nos nas redes sociais

Acompanhe todas as novidades da Vila de Silgueiros através das nossas redes Sociais.